Casa da Fumaça

O que é Casa da Fumaça?

É uma estrutura elaborada especialmente para ser utilizada nos treinamentos de bombeiros, brigadistas e outros profissionais que lidam com emergências. Em nosso Centro de Treinamento de Combate a Incêndio em Jundiaí possuímos uma casa de fumaça com dois pavimentos devidamente equipados.

O objetivo é simular uma edificação com um ou mais andares, o telhado pode ter arremessos e ângulos variados para o trabalho com escadas e pode conter dispositivo de entrada forçada.

Normalmente este recinto possui labirintos criados estrategicamente para criar dificuldades próximas de uma real situação de emergência.

O principal ingrediente deste equipamento é a fumaça que cobre todo o interior da edificação, dificultando a visão e respiração dos participantes. Claro que tudo isso deve ser feito com muito cuidado e por profissionais capacitados. Nós do Centro de Treinamento de Combate a Incêndio em Jundiaí somos especializados e capacitados para tal exercício.

Inúmeros exercícios podem ser realizados na Casa da Fumaça, tais como: busca e salvamento, técnicas de sobrevivência, comunicação e trabalho em equipe, auto controle, raciocínio lógico, trabalho sob pressão, etc…

A fumaça pode ser proveniente de: Gelo seco, que nada mais é que gás carbônico congelado a 72 graus Celsius negativos. Quando liberado, forma gotículas que parecem fumaça e não faz mal para o organismo. Outro tipo é mistura de água e glicerina.

Além da fumaça, utiliza-se de sons normalmente encontrados em locais de catástrofes (grito, choro, pedido de socorro, etc…). Tudo isso com o intuito de simular uma situação de emergência o mais próximo da realidade possível para que todos os participantes saiam do curso preparados para intervirem um uma situação real de emergência.

Deixe uma resposta