Treinamento de Operador de Empilhadeira

Treinamento de Operador de Empilhadeira conforme NR 11
Treinamento de Operador de Empilhadeira

TREINAMENTO DE OPERADOR DE EMPILHADEIRA – NR 11
Treinamento Presencial
Teórico / Prático
Carga horária: 16hs

SINOPSE DO CURSO
O treinamento de operador de empilhadeira aborda conceitos e práticas sobre operações e procedimentos para reconhecimento, análise e prevenção de risco associado ao manuseio e condução. 

O Treinamento de operador de empilhadeira de equipamentos móveis, bem como inspeção e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI´s) e equipamentos de proteção coletiva (EPC’s). O treinamento de Operador de Empilhadeira tem como objetivo promover a formação profissional e o aperfeiçoamento das habilidades para operação segura de empilhadeiras, conforme norma regulamentadora NR 11 do Ministério do Trabalho e demais normas relacionadas.

O Treinamento de Operador de Empilhadeira é ideal para as empresas que precisam de uma certificação rápida e de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho e da NR 11, norma que regulariza as certificações relacionadas a Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.

O Treinamento de Operador de Empilhadeira trás exercícios evolutivos que buscam a capacitação necessária para que o profissional possa exercer suas atividades diárias com perfeição. Nosso curso é focado sempre na segurança do profissional que está operando a Empilhadeira e das pessoas que estão ao seu redor.

Nossos instrutores possuem ótimas experiências no Treinamento de Operador de Empilhadeira.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

  1. Conceitos gerais de equipamentos móveis;
  2. Tipos de equipamentos móveis: Trator Escavadeira Pá carregadeira Caminhões fora de estrada Motoniveladora Motoescreiper Retroescavadeira Caminhão brook/caçamba.
  3. Conceitos e práticas sobre equipamentos de segurança: Tipos de equipamento de segurança: EPI EPC Funcionamento de equipamentos de segurança Inspeção dos equipamentos e itens de segurança.
  4. Checklist de pré-operação;
  5. Regras de condução, circulação e sinalização;
  6. Reconhecimento e controle dos riscos associados;
  7. Tipos de risco: Velocidade Condições da pista Condições do ambiente Condições do veículo.
  8. Medidas de controle.
  9. Tipos de recursos utilizados.
  10. Tipos de veículos utilizados.
  11. Responsabilidades para a liberação: Responsáveis pela liberação; Procedimentos de liberação; Permissão para realização da atividade.
  12. NR11 Transporte, movimentação, armazenamento e manuseio de materiais:
    • Normas de segurança;
    • Responsabilidades do operador de segurança;
    • Qualificação de treinamento;
    • Identificação do operador;
    • A empilhadeira;
    • Componentes da empilhadeira;
    • Características do painel de instrumentos;
    • O equilíbrio da empilhadeira;
    • Manutenção;
    • Pit-Stop;
    • Cem normas de segurança;
    • Sinalização de segurança;
    • Layout;
    • Determinação do espaço de manobra.

Podemos lhe oferecer o melhor Treinamento de Operador de Empilhadeira de Jundiaí e região com excelente estrutura, professores extremamente capacitados, ótima localização (veja aqui a localização) e preço competitivo.


 #Curiosidade☻ 

O que é uma empilhadeira?

Uma empilhadeira é uma máquina usada principalmente para carregar e descarregar mercadorias em paletes.

Existem diversos tipos e modelos. Os mais comuns, em galpões fechados e centros de distribuição são as empilhadeiras de combustão em gás liquefeito (GLP) e elétricas. Possuem capacidade de carga que vão de 1.000 kg a 16.000 kg, e de 2,00 metros até mais de 14 metros.

São disponibilizados também vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos.

Existem diversos tipos e modelos, tais como: elétricas, manuais, combustão e portuárias.

Podemos separar os diversos tipos de empilhadeiras por classes.

Classe 1: equipamentos frontais elétricos, similar em formato aos de combustão (classe 5), mas movidos a bateria tracionária.
Classe 2: Linha elétrica de Armazém, empilhadeira retrátil, selecionadoras de pedido, equipamentos trilaterais.
Classe 3: Transpaleteiras e equipamentos patolados, conhecido entre os fabricantes como linha Júnior, por suas dimensões.
Classe 4: motor a combustão com pneus não maciços tipo cushion.
Classe 5: motor a combustão com pneus de qualquer tipo, ou pneumático.
Classe 6: rebocadores que são largamente utilizados em aeroportos, campos de golfe e futebol, ou em lugares que exigem transporte de material e pessoas e que comportam a passagem desses veículos pequenos.

Empilhadeiras Elétricas

São equipamentos versáteis em função do seu desenho e de suas características operacionais, são próprios para serem operados em lugares fechados, tais como: depósitos, armazéns ou câmaras frigoríficas. Geralmente compactos, para que possam realizar tarefas em corredores estreitos, normalmente possuem uma torre de elevação com grande altura aumentando consideravelmente a capacidade de armazenagem e estocagem em prateleiras.

São movidas a eletricidade, sendo sua principal fonte de energia baterias tracionárias,a maioria das empilhadeira elétricas opera com baterias de 48 volts,operam silenciosamente, fator de grande importância em qualquer ambiente produtivo diminuindo consideravelmente ruídos operacionais. Possuem alto grau de giro possibilitando manobras em seu próprio eixo.

Empilhadeiras Manuais

Existe uma variedade muito grande e diferentes tipos de empilhadeiras manuais disponíveis no mercado, atendendo a diferentes necessidades, sendo que, o grande diferencial deste equipamento é em relação ao operador que pode operá-lo em pé sobre o equipamento ou caminhando segurando o timão (porta-paletes).

Empilhadeiras Combustão

As empilhadeiras a combustão GLP e diesel ou gasolina são utilizadas mais comumente em pátios, docas, portos etc. São mais robustas e possuem capacidades que podem chegar a até 70 toneladas, e altura de elevação até 6,5 metros. Além destas características, são disponibilizados também vários acessórios que podem aumentar a capacidade, autonomia e adequação a trabalhos específicos.

Empilhadeiras Portuárias

São equipamentos de grande porte, próprias para a movimentação de contêiner, no carregamento e descarregamento de navios. Usadas principalmente em portos.


Entre em contato conosco que teremos o maior prazer em lhe atender 🙂

 Veja também sobre Curso para Operador de Empilhadeira